Apresentação

Este blog foi criado para a publicação de textos elaborados pelos alunos da 4ª Série da EMEIEF Adélia Krempel de Prince e/ou pesquisas realizadas pelos mesmos cujo tema é o Meio Ambiente.
O objetivo é divulgar a produção dos alunos, promover a conscientização ecológica usando a tecnologia a favor da construção do conhecimento, formação de valores e exercício da cidadania.

Biomas Brasileiros

image

- Biomas Litorâneos – com um litoral muito extenso, o Brasil possui diversos tipos de biomas nestas áreas. Na região Norte destacam-se as matas de várzea e os mangues no litoral Amazônico. No Nordeste, há a presença de restingas, falésias e mangues. No Sudeste destacam-se a vegetação de mata Atlântica e também os mangues, embora em pouca quantidade. Já no sul do país, temos os costões rochosos e manguezais.
- Caatinga – presente na região do sertão nordestino (clima semi-árido), caracteriza-se por uma vegetação de arbustos de porte médio, secos e com galhos retorcidos. Há também a presença de ervas e cactos.
- Campos – presente em algumas áreas da região Norte (Amazonas, Pará e Roraima) e também no Rio Grande do Sul. A vegetação dos campos caracteriza-se pela presença de pequenos arbustos, gramíneas e herbáceas.
- Cerrado – este bioma é encontrado nos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Tocantins. Com uma rica biodiversidade, caracteriza-se pela presença de gramíneas, arbustos e árvores retorcidas. As plantas possuem longas raízes para retirar água e nutrientes em profundidades maiores.
- Floresta Amazônica – é considerada a maior floresta tropical do mundo com uma rica biodiversidade. Está presente na região norte (Amazonas, Roraima, Acre, Rondônia, Amapá, Maranhão e Tocantins). É o habitat de milhares de espécies vegetais e animais. Caracteriza-se pela presença de árvores de grande porte, situadas bem próximas umas das outras (floresta fechada). Como o clima na região é quente e úmido, as árvores possuem folhas grandes e largas.
- Mata dos Pinhais – também conhecida como Mata de Araucárias, em função da grande presença da Araucária angustifolia neste bioma. Presente no sul do Brasil, caracteriza-se pela presença de pinheiros, em grande quantidade (floresta fechada). O clima característico é o subtropical.
- Mata Atlântica – neste bioma há a presença de diversos ecossistemas. No passado, ocupou quase toda região litorânea brasileira. Com o desmatamento, foi perdendo terreno e hoje ocupa somente 7% da área original. Rica biodiversidade, com presença de diversas espécies animais e vegetais. A floresta é fechada com presença de árvores de porte médio e alto.
- Mata de Cocais – presente, principalmente, na região norte dos estados do Maranhão, Tocantins e Piauí. Por se tratar de um bioma de transição, apresenta características da Floresta Amazônica, Cerrado e da Caatinga. Presença de palmeiras com folhas grandes e finas. As árvores mais comuns são: carnaúba, babaçu e buriti.
- Pantanal – este bioma está presente nos estados de Mato-Grosso e Mato-Grosso do Sul. Algumas regiões do pantanal sofrem alagamentos durante os períodos de chuvas. Presença de gramíneas, arbustos e palmeiras. Nas regiões que sofrem inundação, há presença de árvores de floresta tropical.


Fonte: http://www.suapesquisa.com/geografia/biomas_brasileiros.htm

BIOMA MARINHO

O bioma marinho do Brasil situa -se sobre a "Zona marinha do Brasil" e apresenta diversos ecossistemas.

image

Pantanal

O pantanal ocupa uma área  de 150.355 km² corresponde   a 9,92% do território nacional.

image

O QUE É SUSTENTABILIDADE ?

image

Colocando em termos simples, a sustentabilidade é promover o melhor para as pessoas e para o ambiente tanto agora como para um futuro indefinido.
Segundo o Relatório de Brundtland (1987), sustentabilidade é : "suprir as necessidades da geração presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprir as suas".
"Sustentável" provém da palavra latina "sustinere.

A sustentabilidade comunitária

A sustentabilidade comunitária é o uso do conceito de sustentabilidade aplicado no nível comunitário.
Diversas estratégias podem ser usadas pelas comunidades para manter ou ampliar seu grau de sustentabilidade comunitária. Tal grau de sustentabilidade pode ser avaliado atraves da ASC (Avaliação de sustentabilidade comunitária).

image

O QUÉ SUSTENTABILIADE

Colocando em termos simples, a sustentabilidade é promover o melhor para as pessoas e para o ambiente tanto agora como um futoroindefinido.
Segundo o relatório de brundtland (1987), sustentabilidade è:¨suprir as necessidade da geraçâo presente sem afetar a habilidade das gerações futuras.

image

SE A TERRA FALASSE

image

Eu me chamo Terra. Tenho 4,6 bilhões de anos e abrigo centenas de milhares de seres vivos. Possuo muitas riquezas e inúmeros ecossistemas. Os oceanos cobrem cerca de dois terços de minha superfície e sei que sou o único Planeta do Sistema Solar que permite tanta vida. Sou envolvida pela atmosfera que chega a algumas centenas de quilômetros acima da minha crosta. Estou mudando constantemente desde que nasci.
Por exemplo, na Era Glacial estive coberta por uma grossa camada de gelo. Houve o tempo dos Dinossauros que dominavam grande parte de meu ambiente, e que devido a mudanças naturais bruscas, não resistiram e acabaram morrendo. Apesar de todas estas mudanças, sentia-me bem pois sabia que tudo fazia parte de um ciclo natural.
Muito tempo se passou e hoje em dia sinto-me fraca, muito fraca... Minhas florestas estão sendo destruídas por queimadas e desmatamentos, provocando inúmeras perdas de espécies animais e vegetais. Meus rios e oceanos estão sendo poluídos com lixo, dejetos e rejeitos de indústrias, e minha atmosfera está sendo danificada. O lixo acumulado demora para se decompor provocando feridas em minha crosta. Tudo está sendo destruído e só porque sou muito grande, apenas poucos acreditam que estou correndo perigo de vida, bem como todos os seres vivos que abrigo.
Os próprios humanos (responsáveis por todo esse caos) sofrem de inúmeras enfermidades causadas pelo desequilíbrio ecológico, contaminação das águas, poluição, e nem por isso tomam as providências necessárias para reverter esta situação.
Eu sou o seu Planeta, o seu paraíso, presente de Deus, que lhes oferece tudo o que é necessário. Preciso da sua ajuda e peço que cuidem bem de mim plantando, reciclando, despoluindo, para que possamos viver em harmonia novamente, para que muitos animais e plantas continuem vivendo e para que as condições de vida humana melhorem, antes que seja tarde demais...
Berenice Gehlen Adams

A água será ouro no século XXI

imageAs águas de consumo público são captadas em lençóis subterrâneos e profundos , ao abrigo da poluição, ou em rios e lagos artificias e naturais. O tratamento completo da água comporta a eliminação das matérias em suspensão, coloidais ou não, e do micro poluentes, compostos julgados perigosos ou desagradáveis mesmo em quantidade reduzida (metais pesados compostos organoclorados, pesticidas, hidrocarbonetos). É um trabalho mecânico, mas excessivamente delicado no que diz respeito à responsabilidade desta. A agricultura consome muita água do mundo. A falta de água prejudica a agricultura; quando a água é pouca falta comida.

Gaah Torres

Vamos salvar o planeta... ainda dá tempo.

image

Você já se deu conta de quanto comsome diariamente de eletricidade, petróleo, alimentos e gás? quanto produz de lixo?

No nosso dia-a-dia simplesmente vivemos pensando em nosso conforto e patricidade e nem avaliamos o impacto que isto tem sobre o praneta.  E o que temos constatado é que a maioria de nós  até por desconhecimento gasta muito mais do que produz em termos de recursos naturais.

Consequências do desmatamento

image

Destruição das espécies de animais;
Agrava a erosão;
Diminuição das chuvas;
Aumento das temperaturas;
Empobrecimento do solo;
Pragas e doenças;

Solução
Promover o desenvolvimento sustentável, fazendo reflorestamento e evitando a derrubada de árvores.

Grupo
Flayane
Karina
Julia
Bruna
Gabriel Gonçalves

Os incêndios florestais e seus riscos

Em penas alguns segundos uma fagulha ou mesmo o calor do sol deflagra um inferno. O incêndio florestal se propaga rapidamente, consumindo a vegetação seca espessa e quase tudo o mais em seu caminho. São umas das catástrofes naturais mais graves, não só pela elevada frequência com que acontecem e dimensão que alcançam, como pelos efeitos dreistruidores que causam. Para além dos prejuízos econômicos e ambientais podem criar uma fonte de perigo para as populações e bens. As causas dos incêndios florestais são varias tem nas suas grades florestas tropicais que formam ecossistemas únicos...

image

As consequência dos problemas ambientais

colete os copos plásticos
pois fazen muito mal mal
para o meio ambiente.
não jogue lixo em qualquer lugar
ele poluirá o nosso ar e o nosso
planeta...

Campos Sulinos

        Os campos sulinos ocupam uma área de  176.496 km²   corresponde  a 2,07% 9,92% do territorio  nacional.

imageimage

Os biomas e a biodiversidade do brasil

Bioma é um conjuto de diferentes ecossitemas, que juntos posuem um grande nivel de homogeneidade.

O termo "bioma" (bios, vida, e oma, massa ou grupo), foi utilizado pela primeira vez em 1943.
          

Biomas do brasil
           Floresta amazônica
           A floresta amazÔnica ocupa uma  á rea de 4.196.448 km² que é 49,29% do território nacional.
        image

O descobrimento e a exploração da mata atlântica

Logo em seguida ao descobrimento, grande parte da vegetação da mata atlântica foi destruída devido a exploração intensiva e desordenada da floresta.
O pau-brasil foi o principal alvo de extração e exportação dos explorados que colonizaram a região e hoje esta quase extinto. O primeiro contrato comercial para a exploração do pau-brasil foi feito em 1502, o que levou o Brasil a ser conhecido como terra brasilis, ligando o nome do país a exploração dessa madeira a vermelhada como brasa. Outras madeiras de valor também foram exploradas até a beira da extinção: tapinhoã, sucupira, canela, jacaraqndá, araribá, pequi, jenipaparana, peroba, urucurana e vinhático.
Os relatos antigos falam de uma floreta densa aparentemente intocada, apesar de habitada por vários povos indígenas com populações numerosas. A mata atlântica fez parte da inspiração utópica para o renascimento do mito do paraíso terrestre, em obras como as de Tommaso Campanella e Bacon.
No nordeste brasileiro a extinção foi total, o que agravou as condições de sobrevivência da população, causando fome, miséria e êxodo rural só comparados as regiões mais pobres do mundo.
Nesta região ,seguindo a derrubada da mata, vieram as plantações de cana-de-açucar mais ao sul na região sudeste, foi a cultura do café a principal responsabilidade pela destruição total da vegetação nativa,restando uma área muito pequena para a preservação de espécies que estão em risco devido a poluição ambiental ocasionada pela emissão industrial de agentes nocivos a sua sobrevivência como por exemplo no munícipio de Cubatão, SP; mais ao sul na região sul a exploração predatória da mata atlântica devastou o ecossistema da floresta das araucárias devido ao valor comercial da madeira pinho extraída da pinheiro-do-paraná.

image

nome do grupo=NICOLLI,ISABELA,caio e eduardo

Mata AtlÂntica

É um bioma presente na maior parte no território brasileiro, abrangendo ainda parte do território do Paraguai e da Agentirna. As florestas Altlântica são ecossitemas que apresentam árvores com folhas largas e perenes. Abrigam árvores que atingem de 20 a 30 metros de autura. Há grande diversidade de epifitas, com a florestas Amazônicas, ou selva Amazônica, que é um outro bioma presente na América do Sul.
Foi a sequanda maior floresta tropical em ocorrência e importância na America do Sul, em especial no Brasil. Acompanhava toda a linha do litoral brasileiro do Rio Grande do Sul ao Rio Grande do Norte (região meridional e nordeste). Nas região Sul esudeste a Mata Atlâtica chegava áte a Argentina e o Paraguai. Cobria importandes trechos de serras do Planalto Brasileiro, e era contínua com a Floresta Amazonica.
As áreas de domínio (área cuja vegetação clímax era esta formação vegetal) abrangia total ou parcialmente dezessete estados. A área original era 1.290.692,42 Km2, 15% do território brasileiro. Atualmente o remanescente é 95.000 Km2, 7,3% da área original.

image


NICOLLI,ISABELA,EDUARDO E CAIO

As consequências dos problemas ambientais

Poluição do Solo;
Efeito Estufa;
Aquecimento Global;
Buraco da camada de ozônio;
Chuvas ácidas;
Desflorestação;
Aumento do nível da água do mar;
Destruição dos ecossitemas;
Extinção de espécies animais e vegetais;
poluição do solo e das águas subterraneas;

Mudanças climáticas.